Conheça os 3 tipos de Direção Tática

Um agente que além de bom em campo seja um exímio motorista é essencial para garantir a segurança do cliente. O aumento da criminalidade exige que o motorista tenha habilidades acima da média, então, é necessário que ele consiga realizar ações defensivas, evasivas e ofensivas, de acordo com o que a situação exigir.

O ideal é que o segurança sempre tenha o carro completamente sob controle, para assim poder tomar atitudes frente a situações adversas e inusitadas. Além da habilidade no volante, o agente deve ter um amplo conhecimento sobre o local e saber diversas rotas alternativas para estar prevenido caso seja necessário mudar o caminho até o destino.

Confira a seguir os diferentes tipos de direção:

  • Defensiva

É a direção que aprendemos quando estamos tirando a carteira de habilitação, ou seja, aquela que garante que vamos dirigir atentos a tudo e a todos para garantir que não ocorram acidentes, sempre respeitando as normas de trânsito, placas e antecipando possíveis situações a fim de evitá-las.

  • Evasiva

Consiste em ações tomadas com o propósito de evitar uma determinada situação repentina, como um acidente, abordagem de sequestro, tentativa de assalto ou até mesmo animais na pista. Sendo assim, é necessário que o motorista conheça muito bem as manobras possíveis de serem realizadas com os automóveis utilizados, principalmente em relação a frenagem do veículo. A postura e a utilização do cinto de segurança também são imprescindíveis durante essas ações. Quando o motorista inicia uma fuga é necessário que ele se concentre em fugir e manter a salvo as pessoas dentro do carro, procurando evitar qualquer tipo de confronto que possa comprometer essa segurança.

  • Ofensiva

Além dos tipos já mencionados, a direção tática conta também com a modalidade ofensiva, que consiste, basicamente, em utilizar o veículo para realizar um ataque ou uma manobra mais agressiva. Para esse tipo de direção é necessário conhecer muito bem as consequências que um ataque pode gerar. Na prática, ela se dá com o acerto de determinados pontos do outro veículo para que assim se consiga vantagem na direção. A direção ofensiva possui muitos riscos, portanto, as manobras devem ser realizadas com extrema precisão e apenas quando estritamente necessário para que não haja acidentes.

O motorista deve dominar as técnicas de direção e possuir conhecimento prévio do veículo e do local para realizar o trabalho e garantir a segurança dos passageiros. Existem cursos e aulas especializadas em direção tática, tudo para profissionalizar ainda mais o agente de segurança.

Os agentes motoristas da Centurião são treinados em táticas de direção e estão sempre preparados para lidar com as mais diversas situações. Para mais informações entre em contato conosco! Estamos prontos para te ajudar.